Home / Internacional / Juíza federal barra tentativa de Trump de cortar verba da Planned Parenthood

Juíza federal barra tentativa de Trump de cortar verba da Planned Parenthood

rss featured 14482 1753738127

Uma determinação provisória emitida nesta segunda-feira (28) pela juíza federal Indira Talwani impediu, por enquanto, que o governo do ex-presidente Donald Trump bloqueie o repasse de recursos do programa público Medicaid à rede de clínicas Planned Parenthood, maior prestadora de serviços de aborto nos Estados Unidos.

A ordem, válida para todo o país, garante que pacientes continuem usando o Medicaid nas unidades da organização e que as clínicas recebam reembolsos pelos atendimentos realizados. Talwani, indicada ao cargo pelo ex-presidente Barack Obama, avaliou que a restrição poderia provocar “aumento de gestações não intencionais, complicações associadas e maior incidência de ISTs não diagnosticadas ou tratadas”, devido ao acesso reduzido a métodos contraceptivos eficazes.

A Planned Parenthood entrou com a ação no começo de julho no Tribunal Distrital de Massachusetts, logo após Trump sancionar uma lei que proibia o uso do Medicaid em seus centros de saúde em todo o território norte-americano.

“Continuaremos lutando contra essa lei cruel para que todas as pessoas tenham acesso a contraceptivos, testes e tratamento de ISTs, exames de detecção de câncer e outros serviços essenciais, independentemente do tipo de seguro”, declarou, em nota, a presidente da organização, Alexis McGill Johnson.

Juíza federal barra tentativa de Trump de cortar verba da Planned Parenthood - Imagem do artigo original

Imagem: SHAWN THEW via gazetadopovo.com.br

A Casa Branca reagiu rapidamente. Em comunicado, o porta-voz Harrison Fields classificou a decisão como “absurda, ilógica e incorreta” e lembrou que o governo já recorre de outra sentença da mesma magistrada no caso. “Ordens como essa evidenciam a audácia dos tribunais inferiores e o caos no Judiciário”, disse. “Esperamos a vitória final sobre a questão.”

Com informações de Gazeta do Povo