Brasília, 25 nov. 2025 – O governo ucraniano informou nesta terça-feira (25) que o presidente Volodymyr Zelensky poderá embarcar para os Estados Unidos ainda nesta semana a fim de finalizar um acordo de paz com a Rússia ao lado do presidente americano, Donald Trump.
O anúncio foi feito pelo secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, em mensagem publicada na rede X. Ele agradeceu “pelas reuniões produtivas e construtivas” realizadas em Genebra no fim de semana entre representantes de Kiev e de Washington.
“Nossas delegações chegaram a um entendimento comum sobre os principais termos do acordo negociado em Genebra. Agora, aguardamos o apoio de nossos parceiros europeus nas próximas etapas”, escreveu Umerov. Segundo ele, a expectativa é “organizar uma visita do presidente da Ucrânia aos Estados Unidos o mais breve possível, ainda em novembro, para concluir as etapas finais e chegar a um acordo com o presidente Trump”.
De acordo com a emissora americana ABC, Kiev aceitou um plano de paz contendo 19 pontos, número inferior aos 28 pontos apresentados inicialmente por Washington. A versão atual não prevê mais anistia por atos cometidos durante a guerra nem impõe limites ao efetivo das Forças Armadas ucranianas, pontos que constavam da proposta original.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que “alguns detalhes delicados, mas não insuperáveis” ainda precisam ser resolvidos entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos antes da assinatura definitiva.
Com informações de Gazeta do Povo