Home / Internacional / Zelensky confirma primeira reunião entre negociadores de Ucrânia, Rússia e EUA nos Emirados Árabes

Zelensky confirma primeira reunião entre negociadores de Ucrânia, Rússia e EUA nos Emirados Árabes

ocrente 1769100592
Spread the love

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou nesta quinta-feira (22.jan.2026) que delegações de Kiev, Moscou e Washington se encontrarão nos Emirados Árabes Unidos nesta sexta (22) e sábado (23) para discutir caminhos para um acordo que encerre a guerra.

O anúncio foi feito durante participação na 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Zelensky descreveu o encontro como “o primeiro trilateral” realizado no país do Golfo e sugeriu que a iniciativa partiu dos Estados Unidos. “Às vezes temos essas surpresas do lado americano”, comentou.

De acordo com o líder ucraniano, a programação prevê que a equipe dos EUA converse primeiro com os negociadores da Ucrânia e, em seguida, se reúna com representantes russos. “É melhor haver reuniões do que não existir qualquer diálogo”, afirmou.

Zelensky ressaltou, contudo, que a Ucrânia continua sob bombardeios diários contra civis e infraestrutura energética. Os ataques agravam a situação de milhares de pessoas expostas às temperaturas negativas do inverno, mais rigoroso que o habitual.

Antes do pronunciamento, o presidente ucraniano teve um encontro de cerca de uma hora com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem do fórum. “Gostaríamos de terminar esta guerra amanhã, mas, se ela continuar, o Exército russo será reduzido e Putin terá de convocar nova mobilização”, declarou.

Com informações de Gazeta do Povo