O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, que somente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seria capaz de frear o líder russo Vladimir Putin. A afirmação foi feita em Kiev, durante coletiva de imprensa ao lado do secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
“Não temos nenhum acordo com a Rússia. Conversamos apenas com Trump. Ele é a única pessoa capaz de parar Putin”, disse Zelensky ao ser questionado sobre a possibilidade de negociações diretas com Moscou.
O chefe de Estado ucraniano reiterou que está disposto a se reunir com representantes do Kremlin e que prefere um encontro trilateral mediado por Washington. Mesmo assim, afirmou não descartar uma reunião bilateral com Putin.
“Estamos prontos. Falemos da data, falemos do local”, afirmou, acusando o governo russo de dificultar avanços diplomáticos. Zelensky defendeu pressão internacional sobre Moscou para retomar negociações, incluindo a aplicação de sanções mais severas caso não haja progresso.

Imagem: SERGEY DOLZHENKO via gazetadopovo.com.br
Com informações de Gazeta do Povo