Home / Internacional / Governo interino da Venezuela ordena prisão de suspeitos de apoiar operação que capturou Maduro

Governo interino da Venezuela ordena prisão de suspeitos de apoiar operação que capturou Maduro

ocrente 1767642692
Spread the love

O governo interino da Venezuela publicou nesta segunda-feira (5) um decreto que determina a detenção imediata de todas as pessoas ligadas à ação militar dos Estados Unidos que, no sábado (3), resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

O texto, referendado pela presidente em exercício Delcy Rodríguez, orienta forças policiais nacionais, estaduais e municipais a “buscar e capturar, em todo o território nacional, todas as pessoas envolvidas na promoção ou no apoio ao ataque armado dos Estados Unidos da América contra o território da República”.

De acordo com a CNN, o decreto atualiza o estado de “comoção externa” assinado por Maduro em setembro passado. A versão original — ainda com a assinatura do ex-mandatário — concedia poderes especiais ao Executivo em caso de agressão estrangeira. A nova redação acrescenta referências específicas à operação de sábado e só foi divulgada na íntegra nesta segunda-feira.

No mesmo dia da publicação, Maduro e Flores participaram da primeira audiência do processo criminal que enfrentam em um tribunal federal de Nova York. Ambos se declararam inocentes das acusações de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, além de conspiração para posse desse tipo de armamento.

O casal segue sob custódia norte-americana desde a operação conduzida por militares dos EUA em solo venezuelano.

Com informações de Gazeta do Povo