Home / Internacional / Venezuela detém e solta gerente da Anistia Internacional após quase três horas

Venezuela detém e solta gerente da Anistia Internacional após quase três horas

ocrente 1761854637
Spread the love

O gerente da Anistia Internacional na Venezuela, Manuel Finol, foi preso na manhã desta quinta-feira (30) no Aeroporto Internacional de Maiquetía, na Grande Caracas, e libertado cerca de três horas depois, segundo a própria organização.

Às 9h47 (horário de Brasília), a Anistia Internacional informou, em publicação na rede social X, que Finol havia sido levado por agentes da Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) enquanto se preparava para embarcar em um voo ao exterior. A entidade relatou que os agentes anunciaram a verificação do celular do ativista e disseram que ele seria transferido para outro local.

Às 12h13, também pelo X, a ONG anunciou a libertação de Finol. A nota destacou que a viagem de trabalho foi impedida, pediu a rápida devolução dos documentos do gerente e cobrou o restabelecimento de seu direito à livre circulação.

Organizações locais celebraram a libertação, mas criticaram o que classificam como perseguição a defensores de direitos humanos. O Laboratório de Paz denunciou o uso do cancelamento de passaportes como medida de retaliação. O Programa Venezuelano de Educação e Ação em Direitos Humanos (Provea) afirmou que o padrão de hostilidades contra ativistas permanece, e o grupo Justiça, Encontro e Perdão disse que o episódio reforça a necessidade de proteção à sociedade civil.

Na véspera, o coordenador do Comitê de Direitos Humanos do partido opositor Vente Venezuela, Orlando Moreno, relatou que 43 pessoas foram presas por motivos políticos no país em outubro, das quais sete já foram soltas. Segundo ele, entre os 36 detidos que permanecem encarcerados, 22 são ligados ao Vente Venezuela, oito a outras legendas e seis pertencem à sociedade civil.

De acordo com o Foro Penal, a Venezuela registra 875 presos políticos, número divulgado em boletim de 28 de outubro com dados consolidados até o dia 27.

Com informações de Gazeta do Povo