Montevidéu – O Ministério do Interior do Uruguai determinou o reforço imediato da vigilância na fronteira com o Brasil depois da megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV), que resultou em 121 mortos na semana passada.
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (3), o ministro Carlos Negro informou que a Polícia Nacional recebeu ordens para ampliar patrulhamentos e pontos de controle nas zonas fronteiriças, a fim de impedir a entrada de criminosos que possam tentar deixar o território brasileiro.
“Já tomamos medidas, já há ordens expressas de custódia e de reforço da vigilância da fronteira. A polícia está tomando cartas no assunto”, declarou o ministro. Negro classificou as imagens vindas do Rio como “dramáticas” e disse que o episódio serve de alerta para o que o Uruguai “não deve fazer”.
O titular do Interior anunciou ainda que viajará ao Brasil nos próximos dias para discutir a situação com autoridades de segurança brasileiras e de outros países da região. “Dentro de poucos dias vamos estar no Brasil para tratar desses temas que seguramente estarão sobre a mesa com nossos pares da região e da América Latina”, afirmou.
A operação no Rio de Janeiro visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra integrantes do CV que atuam nos complexos da Penha e do Alemão. O saldo oficial foi de 121 mortos em confrontos entre policiais e suspeitos.
Na semana anterior, Paraguai e Argentina também reforçaram o policiamento em suas fronteiras com o Brasil. Ambos os países já classificam o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
Com informações de Gazeta do Povo