Home / Internacional / UE propõe prorrogar por seis meses suspensão de tarifas de €93 bilhões contra os EUA

UE propõe prorrogar por seis meses suspensão de tarifas de €93 bilhões contra os EUA

ocrente 1769182466
Spread the love

Bruxelas – A Comissão Europeia pretende estender por mais seis meses o congelamento das contramedidas tarifárias avaliadas em 93 bilhões de euros contra os Estados Unidos. O atual período de suspensão termina em 7 de fevereiro.

Segundo Olof Gill, porta-voz de Comércio da Comissão, a proposta será apresentada nos próximos dias aos Estados-membros, que precisarão aprová-la por maioria qualificada. “Entendo que será o mesmo intervalo da suspensão anterior, isto é, seis meses”, afirmou.

A medida ganhou força depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, retirar a ameaça de impor tarifas a oito países europeus que enviaram tropas à Groenlândia. Com o recuo de Washington, Bruxelas voltou a focar na implementação do acordo comercial firmado entre as partes, que prevê acesso livre de tarifas para produtos industriais dos EUA.

Gill destacou que o bloco mantém a possibilidade de reativar as represálias “se forem necessárias em algum momento”, mas considera que o momento é de avançar na aplicação do entendimento transatlântico.

Cúpula europeia endossa pacto

Em cúpula extraordinária realizada nesta quinta-feira (22), líderes da União Europeia chegaram a um consenso de que “um acordo é um acordo”, ecoando as palavras da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. O encontro avaliou os próximos passos na relação com Washington após o recuo de Trump.

Por ora, o Executivo europeu também descarta acionar a chamada “bazuca comercial”, instrumento de retaliação mais amplo que esteve em discussão nos últimos dias.

Parlamento volta a debater na segunda-feira

A Comissão de Comércio do Parlamento Europeu deve decidir na próxima segunda (26) se mantém a suspensão do acordo ou altera sua posição diante do novo cenário. O presidente do colegiado, o social-democrata Bernd Lange, solicitou detalhes sobre o pré-acordo anunciado pela Casa Branca em relação à Groenlândia antes de tomar qualquer decisão.

Se aprovada pelos governos nacionais e endossada pelos eurodeputados, a prorrogação manterá congeladas até agosto as tarifas que poderiam atingir 93 bilhões de euros em exportações norte-americanas.

Com informações de Gazeta do Povo