Home / Internacional / Ucrânia corta laços diplomáticos com Nicarágua após apoio a anexação russa

Ucrânia corta laços diplomáticos com Nicarágua após apoio a anexação russa

ocrente 1759492230
Spread the love

Quem: Governo da Ucrânia e República da Nicarágua

O quê: Rompimento das relações diplomáticas

Quando: 3 de outubro de 2025

Onde: Anúncio feito pelo chanceler ucraniano Andrii Sybiha na rede X

Por quê: Reconhecimento nicaraguense da soberania russa sobre territórios ucranianos ocupados

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, anunciou nesta sexta-feira (3) a interrupção oficial das relações diplomáticas com a Nicarágua. A medida foi tomada depois de o governo nicaraguense reconhecer como russas as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia, Kherson e a península da Crimeia, todas sob ocupação militar de Moscou.

“A Ucrânia rompeu oficialmente relações diplomáticas com a República da Nicarágua”, escreveu Sybiha em sua conta no X. Segundo o chanceler, a decisão de Manágua constitui “uma tentativa deliberada de minar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia” e viola a Constituição ucraniana, a Carta das Nações Unidas e o direito internacional.

No comunicado, Sybiha classificou a atitude nicaraguense como um “alinhamento político com o agressor” e afirmou que o reconhecimento buscaria “legitimar a captura violenta de territórios”. O chefe da diplomacia ucraniana qualificou a Nicarágua como “cúmplice do crime de agressão contra a Ucrânia”.

O ministro ressaltou ainda que o ato de Manágua é “nulo e sem efeito jurídico” e “não altera, nem alterará, as fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia”. Ele concluiu dizendo que Kiev “continuará a responder com firmeza a qualquer tentativa de minar sua soberania”.

A Nicarágua, governada por Daniel Ortega, mantém nos últimos anos uma série de parcerias estratégicas com o Kremlin, reforçando a proximidade com Moscou.

Com informações de Gazeta do Povo