Home / Internacional / Trump e Zelensky iniciam reunião na Casa Branca em clima descontraído e debatem guerra na Ucrânia

Trump e Zelensky iniciam reunião na Casa Branca em clima descontraído e debatem guerra na Ucrânia

rss featured 18635 1755541578
Spread the love

Washington (18.ago.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (18) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca. Em rápida declaração a jornalistas, Trump afirmou que o conflito em território ucraniano “tem sido o mais difícil” de resolver desde que voltou ao cargo em janeiro, apesar de, segundo ele, já ter mediado acordos que encerraram seis guerras.

O encontro ocorre três dias após Trump reunir-se no Alasca com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sem chegar a um acordo de cessar-fogo. Ao lado de Zelensky, o líder norte-americano disse que, “se tudo correr bem hoje”, existe “uma chance razoável” de pôr fim às hostilidades.

Trump destacou que os Estados Unidos pretendem oferecer “muita ajuda” para garantir a segurança da Ucrânia caso as partes concordem em interromper os combates. Questionado sobre o envio de tropas americanas para assegurar eventual trégua, respondeu: “Informaremos vocês sobre isso, talvez mais tarde hoje”.

Mais cedo, na rede Truth Social, o republicano defendeu que o caminho para a paz incluiria a Ucrânia desistir de recuperar a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Zelensky reiterou a necessidade de apoio dos EUA e de parceiros europeus. “Precisamos parar esta guerra, parar a Rússia”, declarou. O ucraniano afirmou “apoiar a ideia dos Estados Unidos e, pessoalmente, do presidente Trump, de criar uma solução diplomática”.

Clima mais leve que em fevereiro

A recepção desta segunda-feira contrastou com a reunião de fevereiro, quando Trump e o vice-presidente J. D. Vance hostilizaram Zelensky e o encontro terminou com a saída abrupta do líder ucraniano da residência oficial. Desta vez, os presidentes trocaram brincadeiras sobre o traje de Zelensky, que substituiu o uniforme militar por paletó e camisa pretos. Ao ouvir de um repórter que o visitante estava “fabuloso”, Trump comentou: “Eu disse a mesma coisa”.

Trump e Zelensky iniciam reunião na Casa Branca em clima descontraído e debatem guerra na Ucrânia - Imagem do artigo original

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br

Um jornalista também questionou Zelensky sobre a realização de eleições, suspensas em 2024 devido à lei marcial. O ucraniano respondeu positivamente, e Trump comentou, em tom de piada, que, se os Estados Unidos estivessem em guerra dentro de três anos e meio, ele poderia permanecer no cargo. Zelensky respondeu, rindo: “Você adoraria isso”.

Agenda

Após a conversa com Zelensky, Trump tem reuniões a portas fechadas com o líder ucraniano, seguidas de encontros com representantes europeus e da Otan para discutir possíveis garantias de segurança associadas a um cessar-fogo.

Com informações de Gazeta do Povo