O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 2 de setembro de 2025, que a sede do Comando Espacial dos EUA deixará o Colorado para se instalar em Huntsville, Alabama. A decisão reverte determinação do ex-presidente Joe Biden, que havia mantido o órgão no estado colorado.
Durante pronunciamento na Casa Branca, Trump afirmou que a permissão para votação por correio no Colorado foi um elemento “importante” para a mudança. “Eles automaticamente têm eleições corruptas. Não podemos permitir isso”, declarou.
Criado em 2019, o Comando Espacial é responsável por operar e proteger os ativos dos Estados Unidos no espaço. Atualmente, funciona provisoriamente na Base da Força Espacial Peterson, em Colorado Springs, onde emprega cerca de 1,7 mil pessoas, segundo registros oficiais.
Trump disse ainda que a transferência para Huntsville, conhecida como “Rocket City” por abrigar o Centro Marshall de Voos Espaciais da NASA e diversas empresas de defesa, deve gerar mais de 30 mil empregos no Alabama.
Antes, altos oficiais da Força Aérea já haviam recomendado a primeira gestão Trump (2017-2021) a escolher o Alabama. Um relatório do Escritório de Prestação de Contas do Governo (GAO) de 2022, porém, apontou “deficiências significativas” na transparência do processo. Em 2023, Biden optou por manter o comando no Colorado, decisão que gerou protestos de parlamentares do Alabama.

Imagem: AL DRAGO
A mudança agora será conduzida pela Força Espacial dos EUA (USSF) e ainda não há cronograma divulgado para a transferência completa.
Com informações de Gazeta do Povo