Washington (06.out.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta segunda-feira (6) que caminhões médios e pesados fabricados fora do país pagarão uma tarifa de 25% para ingressar no mercado norte-americano a partir de 1º de novembro.
O anúncio foi publicado na rede Truth Social. “A partir de 1º de novembro de 2025, todos os caminhões médios e pesados que entrarem nos Estados Unidos vindos de outros países serão tarifados à taxa de 25%”, escreveu o presidente.
Alteração no calendário
A decisão modifica o cronograma divulgado em setembro, quando Trump afirmou que a cobrança começaria em 1º de outubro. Na ocasião, o governo argumentou que a medida era necessária para proteger a indústria nacional de “concorrência estrangeira desleal” e foi enquadrada como assunto de segurança nacional.
Aumento de receita tarifária
Dados do Departamento do Tesouro indicam que as receitas geradas por tarifas somaram US$ 31,3 bilhões em setembro, alta em relação aos US$ 17,4 bilhões registrados em abril. A Casa Branca sustenta que as taxas de importação reforçam a economia dos Estados Unidos.
Com a nova tarifa para caminhões, o governo amplia a política comercial que privilegia fabricantes domésticos e restringe a entrada de produtos estrangeiros considerados estratégicos.
Não foram detalhadas exceções nem categorias específicas de veículos que possam ficar isentas da cobrança.
Com informações de Gazeta do Povo