Washington, 29 set. 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a declarar nesta segunda-feira (29) que pretende impor uma tarifa de 100% sobre todas as produções cinematográficas realizadas fora do país.
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, o líder republicano afirmou que o “negócio cinematográfico” norte-americano vem sendo “roubado” por outras nações “como se estivessem tirando um doce de uma criança”. Segundo Trump, a medida seria necessária para impulsionar a indústria doméstica.
O presidente já havia mencionado a possibilidade de taxação em maio deste ano, quando declarou que o setor cinematográfico dos Estados Unidos estava “morrendo”. Na ocasião, ele também criticou os incentivos fiscais oferecidos por governos estrangeiros a produções de Hollywood, classificando-os como esforço para “ameaçar a segurança nacional” por meio de propaganda.
Nesta nova manifestação, Trump voltou a atacar o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a quem chamou de “fraco e incompetente”. De acordo com ele, o estado que abriga Hollywood “foi especialmente afetado” pelas políticas do democrata.
O presidente não detalhou como a tarifa seria implantada nem a data de início da cobrança. Também não há definição sobre a aplicação da taxa a filmes distribuídos exclusivamente por serviços de streaming.
Com informações de Gazeta do Povo