Washington, 21 jan. 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta-feira (21) que chegou a um entendimento inicial com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para tratar do status da Groenlândia. Com o avanço das conversas, a Casa Branca decidiu cancelar a aplicação de tarifas a produtos europeus que entrariam em vigor em 1º de fevereiro.
Segundo Trump, o acerto foi alcançado durante reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, realizada à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Em postagem na rede Truth Social, o presidente afirmou que o plano cria a base para um acordo abrangente não apenas sobre a ilha, mas sobre toda a região do Ártico.
Até sábado (17), o governo havia prometido sobretaxar em 10% as importações de países europeus que se opusessem à tentativa norte-americana de anexar a Groenlândia, porcentual que poderia subir para 25% em junho. Com a nova diretriz, as tarifas ficam suspensas.
Trump declarou que o entendimento “será positivo para os Estados Unidos e para todas as nações da Otan” e sinalizou que as “discussões adicionais sobre o Domo Dourado” – expressão usada pelo presidente para se referir à área – continuam em curso. O vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff foram designados para conduzir as negociações e se reportar diretamente à Casa Branca.
De acordo com a CNBC, os detalhes do acordo não foram divulgados. A iniciativa representa uma mudança de tom após semanas de tensão entre Washington e aliados europeus, período em que Trump chegou a considerar o uso de força militar para assegurar o controle da Groenlândia, considerada estratégica para a segurança nacional dos EUA.
Autoridades da Dinamarca e do governo local groenlandês reiteraram recentemente a recusa em negociar a soberania da ilha com os Estados Unidos.
Com informações de Gazeta do Povo