Home / Internacional / Trump defende aplicação da lei RICO contra George Soros e filho por apoio a protestos violentos

Trump defende aplicação da lei RICO contra George Soros e filho por apoio a protestos violentos

ocrente 1756319345
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, que o investidor George Soros e o filho dele, Alexander, deveriam ser processados com base na Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Extorsionistas (RICO, na sigla em inglês).

Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump declarou que Soros e “seu maravilhoso filho da esquerda radical” devem ser responsabilizados por suposto apoio a protestos violentos “e muito mais” em todo o país. O republicano também escreveu que “não vamos permitir que esses lunáticos destruam a América novamente” e acrescentou que Soros “e seu grupo de psicopatas causaram grandes danos” aos Estados Unidos.

A legislação citada por Trump permite que líderes de organizações sejam denunciados por crimes praticados por outros membros, mesmo que não tenham atuado diretamente nas infrações.

Fundação Open Society

George Soros fundou a Open Society Foundations, entidade conhecida por financiar iniciativas de cunho progressista em diversos países. Desde 2023, o conselho da fundação é presidido por Alexander Soros, que sucedeu o pai no cargo.

Resposta

Procurada pelo site Axios, a Open Society Foundations classificou as acusações de Trump como “ultrajantes e falsas”. Um porta-voz da organização afirmou que a instituição “não apoia nem financia protestos violentos” e defende “liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, incluindo liberdade de expressão e protesto pacífico”.

Com informações de Gazeta do Povo