Home / Internacional / Trump prevê novos processos após grande júri indiciar James Comey

Trump prevê novos processos após grande júri indiciar James Comey

ocrente 1758945689
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, que outras pessoas poderão ser levadas aos tribunais depois do indiciamento do ex-diretor do FBI James Comey. “Não há uma lista, mas acho que haverá outros”, declarou a jornalistas na Casa Branca.

Segundo Trump, “democratas corruptos da esquerda radical” teriam instrumentalizado o Departamento de Justiça (DOJ) e, por isso, novos processos seriam necessários. “O que eles fizeram é terrível. Espero, francamente, que haja outros, porque não se pode deixar isso acontecer com um país”, disse o republicano.

Acusações contra Comey

Comey foi indiciado na quinta-feira, 25, por um grande júri federal na Virgínia, sob as acusações de declaração falsa e obstrução de Justiça. O caso refere-se ao depoimento que o ex-diretor prestou ao Congresso em setembro de 2020.

Na ocasião, Comey negou ter conhecimento ou ter autorizado o vazamento de informações ao The Wall Street Journal sobre uma investigação de 2016 que envolvia e-mails da então candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton. Posteriormente, o senador republicano Ted Cruz informou ao DOJ que o ex-diretor-adjunto do FBI, Andrew McCabe, admitiu ter autorizado o vazamento e que Comey estava ciente.

Troca no Departamento de Justiça

A acusação foi apresentada pela procuradora interina Lindsey Halligan, nomeada por Trump no início da semana. A imprensa norte-americana noticiou que o antecessor de Halligan deixou o cargo após se recusar a denunciar Comey.

Troca de acusações nas redes

Trump comemorou o indiciamento na rede Truth Social e voltou a criticar Comey nesta sexta-feira: “Ele mentiu! Não é uma mentira complexa, é uma mentira muito simples, mas importante”.

Em resposta, Comey publicou um vídeo no Instagram ainda na quinta-feira declarando-se inocente. “Minha família e eu sabemos há anos que enfrentar Donald Trump tem um custo. Não viveremos de joelhos, e vocês também não deveriam”, afirmou.

Com informações de Gazeta do Povo