O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (8) que poderá embarcar para o Oriente Médio no próximo fim de semana, caso Israel e o Hamas cheguem a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, conflito que completou dois anos na terça-feira (7).
“Eles estão indo muito bem. Temos uma ótima equipe lá, ótimos negociadores, e eles, infelizmente, também são ótimos negociadores do outro lado”, afirmou o republicano durante evento na Casa Branca, citado pela emissora CNN. Trump acrescentou que vê “boa chance” de entendimento e que, se isso ocorrer, pode viajar “talvez no domingo”, sem indicar qual país visitaria.
Negociações no Egito
Representantes de Israel, do Hamas e dos Estados Unidos discutem os termos do cessar-fogo no Egito desde segunda-feira (6). Segundo o presidente norte-americano, a equipe enviada por Washington conta com “ótimos negociadores”.
Na sexta-feira (3), o Hamas concordou parcialmente com uma proposta de paz apresentada por Trump dias antes. O grupo se dispôs a libertar todos os reféns israelenses que permanecem em Gaza em troca da soltura de prisioneiros palestinos e aceitou transferir a administração do enclave a um governo palestino de tecnocratas, condicionado a consenso interno e apoio árabe e islâmico.
Um diplomata árabe e uma segunda fonte ouvida pelo jornal The Times of Israel afirmaram que os mediadores preveem a assinatura do acordo já nesta quinta-feira (9). Os detalhes de implementação do plano seguem em debate no Egito.
Trump disse aguardar “algo que acho que vai acontecer” e reiterou que a viagem dependerá da conclusão do entendimento.
Mais nenhuma informação adicional foi divulgada até o momento.
Com informações de Gazeta do Povo