Home / Internacional / Trump promete início rápido da perfuração de petróleo venezuelano por empresas dos EUA

Trump promete início rápido da perfuração de petróleo venezuelano por empresas dos EUA

ocrente 1769170756
Spread the love

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (22) que companhias petrolíferas norte-americanas começarão a explorar petróleo na Venezuela “em breve”. Segundo ele, o ingresso das empresas gerará “muito dinheiro” tanto para os EUA quanto para o país sul-americano.

“Vamos começar a perfurar muito em breve. Temos as maiores empresas do mundo. Temos elas. E elas vão entrar”, declarou Trump durante conversa com jornalistas.

Na terça-feira anterior, o presidente informou que, nos quatro dias anteriores, foram retirados 50 milhões de barris de petróleo venezuelano para venda no mercado aberto. “Estamos vendendo no mercado aberto. Estamos baixando os preços do petróleo”, acrescentou.

Também na terça-feira, a governante interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, comunicou que Caracas recebeu US$ 300 milhões referentes à primeira venda de petróleo ao mercado norte-americano. De acordo com ela, o valor faz parte de um acordo total de US$ 500 milhões e será destinado a proteger a renda dos trabalhadores, combater a inflação e atenuar oscilações cambiais.

Uma fonte do governo dos EUA disse à agência Reuters que Washington autorizou a China a comprar petróleo venezuelano, mas agora por um “preço justo”, diferente do valor “corrupto e barato” que, segundo a fonte, era pago anteriormente em operações clandestinas interrompidas por forças norte-americanas em águas internacionais.

A declaração de Trump foi feita em 23 de janeiro de 2026, data em que o líder norte-americano voltou a prometer oportunidades lucrativas para o setor privado dos Estados Unidos na exploração de recursos venezuelanos.

Com informações de Gazeta do Povo