Home / Internacional / Trump concede perdão e ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández sai da prisão nos EUA

Trump concede perdão e ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández sai da prisão nos EUA

ocrente 1764695151
Spread the love

Washington (EUA) – O ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, de 57 anos, deixou a prisão federal de segurança máxima de Hazelton, na Pensilvânia, em 1º de dezembro, após receber perdão total concedido pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Registros atualizados do Federal Bureau of Prisons (BOP) confirmam a libertação do ex-governante, que cumpria pena de 45 anos de reclusão por três acusações de narcotráfico e porte de armas, além de multa de US$ 8 milhões e cinco anos de liberdade vigiada.

Hernández havia sido extraditado para os Estados Unidos em abril de 2022 e condenado em março de 2024, tornando-se o primeiro ex-chefe de Estado hondurenho sentenciado por tráfico de drogas em território norte-americano.

Polêmica em torno do indulto

O perdão presidencial foi anunciado por Trump com o argumento de que o governo do então presidente Joe Biden teria “armado uma cilada” contra Hernández. O ex-líder centro-americano fez o pedido de indulto por carta, lembrando a cooperação entre os dois países durante o primeiro mandato do republicano, segundo o portal Axios.

A decisão gerou críticas de organizações que defendem o combate ao narcotráfico, para as quais a medida enfraquece esforços internacionais na área. Aliados do ex-presidente, por outro lado, alegam irregularidades processuais e perseguição política.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o paradeiro de Hernández nem informações sobre eventuais procedimentos legais após a libertação; apenas a atualização do status no banco de dados do BOP foi divulgada.

Com informações de Gazeta do Povo