Home / Internacional / Trump indica intenção de mandar Guarda Nacional para mais cidades administradas por democratas

Trump indica intenção de mandar Guarda Nacional para mais cidades administradas por democratas

rss featured 19703 1756125596
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no domingo (24) que avalia estender o envio da Guarda Nacional a outras cidades governadas por democratas, medida já adotada em Washington, D.C.

A afirmação veio após um embate com o governador de Maryland, Wes Moore. Ao ser convidado pelo democrata para visitar Baltimore, Trump respondeu, em sua rede Truth Social, que poderia despachar tropas federais para a cidade. “Se Wes Moore precisa de ajuda, como Gavin Newscum em Los Angeles, eu enviarei as tropas […] e rapidamente limparei o crime”, escreveu, usando apelido pejorativo para o governador da Califórnia, Gavin Newsom.

Cidades na mira

Trump disse a jornalistas na Casa Branca, na última sexta-feira (22), que Chicago deve ser a próxima a receber reforço militar, seguida de Nova York. Segundo o jornal The Washington Post, o Pentágono elabora um plano que pode incluir militares da ativa, além da Guarda Nacional, para atuar na cidade de Illinois.

Reações locais

O governador de Illinois, JB Pritzker, afirmou em rede social que “não há emergência que justifique uma intervenção militar” e acusou Trump de “fabricar uma crise”. O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, também rejeitou a proposta e prometeu recorrer à Justiça para impedir a presença das tropas.

Baltimore em destaque

Wes Moore contestou a necessidade de ação federal e ressaltou que Baltimore registra queda consistente nos índices criminais. De acordo com dados locais, os homicídios diminuíram 24% em 2024 na comparação com 2023 e 42% em relação a 2021. “A última vez que a taxa de homicídios foi tão baixa em Baltimore, eu ainda não havia nascido”, disse o governador, de 46 anos, em entrevista à CBS.

Trump indica intenção de mandar Guarda Nacional para mais cidades administradas por democratas - Imagem do artigo original

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br

Prioridade do segundo mandato

Trump tem repetido que a segurança pública nas grandes cidades é uma das prioridades de seu segundo mandato. Em junho, ele já havia autorizado o envio de cerca de 5 mil soldados a Los Angeles, apesar da oposição do governador Gavin Newsom.

Com informações de Gazeta do Povo