O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (26/11/2025) que não convidará a África do Sul para a próxima cúpula do G20, marcada para 2026 em Miami, Flórida.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou ter tomado a decisão depois de, segundo ele, o governo sul-africano recusar-se a transferir a presidência rotativa do grupo a um representante sênior da Embaixada dos EUA durante a cerimônia de encerramento da reunião deste ano, realizada no último fim de semana em Joanesburgo.
“Portanto, por minha determinação, a África do Sul não receberá convite para o G20 de 2026”, escreveu o presidente. Trump acrescentou que o país “não é digno de ser membro de qualquer organização” e anunciou a suspensão imediata de pagamentos e subsídios norte-americanos a Pretória.
Antecedentes de tensão
Antes da cúpula em Joanesburgo, Trump já havia informado que nenhum representante de alto escalão dos EUA participaria do encontro, alegando que o governo sul-africano “persegue brancos” — acusação refutada por Pretória. Na ocasião, o republicano também cortou parte da ajuda financeira destinada ao país.
Mesmo após a nova declaração, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que o encarregado de negócios em Pretória, Marc Dillard, esteve presente na reunião do G20. Ele seria o diplomata “esnobado” pelo governo do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.
De acordo com a agência EFE, veículos de imprensa locais informaram que a entrega formal da presidência do G20 aos Estados Unidos ocorreu apenas na terça-feira (25), em uma cerimônia discreta no Departamento de Relações Internacionais e Cooperação, em Pretória, sem divulgação de detalhes.
Com informações de Gazeta do Povo