Home / Internacional / Trump evita detalhar próximos passos dos EUA sobre petróleo venezuelano

Trump evita detalhar próximos passos dos EUA sobre petróleo venezuelano

ocrente 1765636453
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (13.dez.2025) que manterá em sigilo as futuras medidas de Washington em relação ao petróleo da Venezuela. A declaração foi feita no Salão Oval da Casa Branca, dois dias após a apreensão de um navio carregado com petróleo venezuelano no Caribe.

“Não seria muito inteligente da minha parte dizer isso a você. Supõe-se que devemos manter isso um pouco em segredo”, disse Trump, ao ser questionado se o governo pretende confiscar outros ativos petrolíferos do país sul-americano.

Na quarta-feira (11.dez), unidades da Guarda Costeira e da Marinha dos EUA interceptaram um navio com bandeira da Guiana, já sancionado por transferências ilícitas de petróleo. A embarcação transportava petróleo venezuelano, reforçando a campanha de pressão norte-americana contra o governo de Nicolás Maduro.

Trump voltou a elogiar a “grande mobilização” militar no Caribe e no Pacífico oriental, oficialmente voltada a impedir a entrada de drogas nos EUA, mas vista por Caracas como ameaça. Em tom bem-humorado, o presidente perguntou a assessores se “alguém quer pescar nessa região?”.

O republicano também reiterou a possibilidade de “ataques terrestres” contra organizações ligadas ao narcotráfico. “Não são ataques terrestres contra a Venezuela, são ataques terrestres contra pessoas horríveis que estão trazendo drogas e matando nosso povo”, afirmou, lembrando que mais de 300 mil norte-americanos morreram recentemente em decorrência de entorpecentes. “Isso é como uma guerra”, concluiu.

Com informações de Gazeta do Povo