O governo dos Estados Unidos avalia um novo conjunto de possibilidades de ação militar contra o Irã, informou o jornal The New York Times. Segundo a publicação, o presidente Donald J. Trump recebeu, nos últimos dias, uma lista ampliada de alternativas que vão desde incursões pontuais até ataques a instalações nucleares e de mísseis iranianas, com o objetivo de enfraquecer o líder supremo do país.
Fontes ouvidas pelo Times detalham que o plano inclui a hipótese de forças norte-americanas realizarem operações dentro do território iraniano. A Casa Branca também considera repetir ofensivas semelhantes às conduzidas em junho do ano passado, além de atingir alvos simbólicos — como a sede da milícia acusada de reprimir manifestações iniciadas em dezembro.
Um assessor presidencial citado pelo jornal ressaltou que qualquer ação no Irã seria “muito mais complexa” do que as operações conduzidas pelos EUA na Venezuela. Na quarta-feira, o secretário de Estado, Marco Rubio, declarou ao Senado que uma mudança de regime em Teerã demandaria esforços superiores aos aplicados em Caracas.
De acordo com fontes da administração, Trump ainda analisa quais alternativas poderiam ser executadas isoladamente ou em combinação. Militares norte-americanos treinam há anos para missões especializadas que preveem a entrada em países como o Irã com o objetivo de neutralizar instalações nucleares ou outros alvos de alto valor estratégico.
Com informações de Gazeta do Povo