Washington (08.set.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (8) a Academia Militar de West Point pela decisão de cancelar a entrega do Prêmio Sylvanus Thayer de 2025 ao ator Tom Hanks.
Em postagem na rede social Truth Social, Trump chamou a medida de “importante” e afirmou que a instituição agiu “de forma inteligente” ao suspender a cerimônia. “Não precisamos de homenageados destrutivos e woke recebendo nossos queridos prêmios americanos”, escreveu. O presidente ainda sugeriu que o Oscar “e outras premiações falsas” revejam seus critérios, alegando que a audiência “dispararia” caso adotassem novos padrões.
Decisão interna comunicada por e-mail
Segundo reportagem publicada no fim de semana pelo jornal The Washington Post, o coronel reformado Mark Bieger, presidente e diretor-executivo da Associação de Graduados de West Point, informou o corpo docente sobre o cancelamento em e-mail enviado na sexta-feira (5). No comunicado, Bieger explicou que a medida, tomada em conjunto com a academia, permitirá manter o foco na “missão principal” de preparar cadetes para servir como oficiais do Exército dos Estados Unidos.
O e-mail não especificou se a homenagem a Hanks foi totalmente revogada ou se poderá ocorrer em outro formato. Em junho, West Point havia anunciado em seu site que o ator receberia o Prêmio Thayer em 25 de setembro.
Prêmio tradicional desde 1958
Concedido anualmente desde 1958, o Prêmio Sylvanus Thayer reconhece cidadãos norte-americanos cujos serviços e realizações exemplificam os ideais da academia. No comunicado original de junho, West Point destacou a atuação de Hanks em filmes relacionados a veteranos, às Forças Armadas e ao programa espacial, além de seu envolvimento em projetos como o Memorial da Segunda Guerra Mundial, uma campanha de fundos para o Memorial Dwight D. Eisenhower e a presidência da campanha pelo Museu do Dia D, em Washington.
Imagem: Mohammed Badra
Tom Hanks apoiou publicamente a candidatura do democrata Joe Biden à Casa Branca em 2020. A associação entre o ator e causas ligadas a militares vinha sendo citada como justificativa para a escolha de seu nome ao prêmio.
Até o momento, nem Hanks nem seus representantes comentaram sobre o cancelamento da homenagem.
Com informações de Gazeta do Povo