O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que militares norte-americanos derrubaram “uma grande instalação” na Venezuela na semana anterior. A declaração foi feita na última sexta-feira (26) durante entrevista à rádio WABC, de Nova York, comandada pelo empresário republicano John Catsimatidis.
Segundo autoridades dos EUA, o alvo seria uma estrutura usada no tráfico de drogas, porém nenhum detalhe sobre a operação foi divulgado. A Casa Branca e a Agência Central de Inteligência (CIA) não comentaram o assunto.
Se confirmada, a ação marcaria o primeiro ataque em solo venezuelano desde que Trump intensificou medidas contra o país governado por Nicolás Maduro. Até o momento, não há informação sobre a localização da instalação nem relatos oficiais do governo venezuelano sobre qualquer ofensiva recente.
Nas últimas semanas, Trump vem prometendo incursões terrestres para pressionar Caracas, que o governo norte-americano acusa de envolvimento no narcotráfico. Além disso, o presidente autorizou operações secretas da CIA no território venezuelano.
Em setembro, as Forças Armadas dos EUA iniciaram ataques a embarcações no Caribe e no Pacífico, resultando em pelo menos 105 mortes. Críticos questionam a legalidade dessas ações, mas Washington sustenta tratar-se de uma guerra contra “narcoterroristas”. Fontes ouvidas pelo jornal The New York Times afirmam que essas ofensivas fazem parte de uma operação em duas fases, sendo a segunda dedicada justamente a destruir instalações de drogas na Venezuela.
Com informações de Gazeta do Povo