Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (19) que militares americanos afundaram mais uma embarcação classificada como vinculada a uma “organização terrorista” e ao tráfico de drogas no sul do Caribe.
De acordo com a mensagem publicada por Trump na rede Truth Social, o ataque foi ordenado por ele e executado pelo secretário de Guerra na área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA. Três tripulantes apontados como narcotraficantes teriam morrido.
É a quarta vez que Washington informa ter destruído barcos suspeitos na região desde agosto, quando reforçou a presença militar para, segundo a Casa Branca, combater rotas de entorpecentes nas proximidades da costa venezuelana.
Nos ataques anteriores, as embarcações afundadas eram venezuelanas. Desta vez, o presidente não especificou a origem do navio nem da tripulação. Um vídeo divulgado por Trump mostra a explosão da embarcação no momento da investida.
Reação de Caracas
Após a declaração do líder norte-americano, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, anunciou a realização de um exercício militar na ilha de La Orchila. O presidente Nicolás Maduro voltou a afirmar que o aumento de forças dos EUA na região seria parte de um plano para promover uma “mudança de regime” em Caracas.
Trump negou qualquer intenção de derrubar o governo venezuelano e afirmou não haver negociações sobre o tema.
Com informações de Gazeta do Povo