O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que o regime cubano “não conseguirá sobreviver” diante de novas sanções econômicas. A declaração foi feita a jornalistas durante a apresentação de um documentário da primeira-dama, Melania Trump, em Washington.
Horas antes, o republicano assinou uma ordem executiva que impõe tarifas a países que forneçam petróleo a Cuba. No documento, Trump alegou que a situação da ilha representa “uma ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos, motivo pelo qual declarou emergência nacional sobre o tema.
Segundo o presidente, o isolamento de Havana não é resultado de uma intenção deliberada de Washington, mas da forma como “as autoridades cubanas trataram mal o próprio povo”. Ele voltou a classificar Cuba como uma “nação falida”.
De acordo com reportagem publicada pelo Financial Times no mesmo dia, a ilha dispõe de estoques de petróleo suficientes para apenas 15 a 20 dias, considerando os níveis atuais de demanda e de produção interna.
Com informações de Gazeta do Povo