Home / Internacional / Trump declara Venezuela “aliada” e cogita encontro com governo chavista

Trump declara Venezuela “aliada” e cogita encontro com governo chavista

ocrente 1767998054
Spread the love

Washington, 9 jan. 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que o atual governo venezuelano passou a ser considerado um “aliado” de Washington depois da captura do ex-ditador Nicolás Maduro. O republicano também revelou a intenção de se reunir “em breve” com representantes do regime chavista.

As declarações foram dadas durante uma reunião na Casa Branca com executivos de grandes companhias petrolíferas americanas. Segundo a emissora CNN, o encontro teve como objetivo estimular esses grupos a investir na reconstrução da indústria de petróleo da Venezuela.

Reunião no radar

Questionado por repórteres, Trump disse que um encontro com a ditadora interina Delcy Rodríguez ou com outros integrantes do governo de Caracas pode ser marcado nos próximos dias. “Provavelmente me encontrarei em breve com vários representantes da Venezuela. Ainda não definimos data”, afirmou.

O presidente destacou que “não quer a Rússia nem a China” atuando no país sul-americano. “No momento, eles parecem ser um aliado. E acho que continuarão sendo”, disse.

Investimento exigido

Trump pediu que as petroleiras americanas apliquem pelo menos US$ 100 bilhões de recursos próprios – e não públicos – para recuperar a infraestrutura energética venezuelana, deteriorada por anos de má gestão, corrupção e falta de investimentos.

Executivos presentes demonstraram cautela. O CEO da ExxonMobil, Darren Woods, classificou a Venezuela como “inviável” para negócios no cenário atual.

Visita de prêmio Nobel

Trump também comentou a vinda a Washington da líder opositora María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz. De acordo com o presidente, a visita deve ocorrer na próxima semana e incluirá uma homenagem “principalmente a mim”, declarou.

Até o momento, a Casa Branca não divulgou agenda oficial para os encontros mencionados.

Com informações de Gazeta do Povo