Home / Internacional / Trump afirma já ter decidido sobre eventual ação militar na Venezuela, mas não revela detalhes

Trump afirma já ter decidido sobre eventual ação militar na Venezuela, mas não revela detalhes

ocrente 1763210812
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 14 de novembro, que já tomou uma decisão a respeito de uma possível intervenção militar na Venezuela, mas preferiu não divulgar o que pretende fazer. “Já me decidi, não posso dizer o que será”, declarou a jornalistas enquanto se dirigia ao avião presidencial que partia de Washington rumo à Flórida, onde passará o fim de semana.

Trump acrescentou que seu governo “avançou muito” no bloqueio da entrada de drogas provenientes do país sul-americano, referência aos recentes ataques a lanchas no mar do Caribe que, segundo a Casa Branca, eram utilizadas por narcotraficantes.

Reunião no Pentágono

Cerca de uma hora antes da declaração na Casa Branca, o jornal The Washington Post informou que o presidente reuniu-se com o secretário de Guerra, Pete Hegseth, e outras autoridades do Pentágono para discutir opções de estratégia militar em relação à Venezuela. Um funcionário do governo, sob condição de anonimato, disse ao periódico que as tropas mobilizadas no Caribe aguardam ordens para agir.

O mesmo funcionário afirmou que Trump adota deliberadamente uma postura de ambiguidade estratégica, evitando dar sinais claros aos adversários sobre seus próximos passos.

Operação antidrogas no Caribe

A mobilização militar dos EUA na região, considerada inédita, é justificada pelo governo americano como parte de uma ofensiva contra o narcotráfico que teria origem na Venezuela e seguiria por via marítima até território norte-americano. Washington relaciona a atividade dos cartéis — designados como organizações terroristas — ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O Comando Sul dos Estados Unidos divulgou, na rede X, um vídeo de mais um ataque a embarcação no Caribe. Na gravação, quatro supostos traficantes que estavam a bordo foram mortos.

Com informações de Gazeta do Povo