O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (5) que o prolongado bloqueio orçamentário do governo federal e o fato de seu nome não constar nas cédulas de votação influenciaram as vitórias democratas em pleitos locais e estaduais realizados na terça-feira.
Durante reunião com congressistas republicanos na Casa Branca, Trump declarou que “as pesquisas mostram” o impacto negativo da paralisação administrativa para o Partido Republicano. “Dizem que a minha ausência na cédula foi o maior fator”, completou.
O presidente reconheceu reveses em Nova York — onde o socialista Zohran Mamdani conquistou uma cadeira — e nos estados de Nova Jersey e Virgínia. “Não se esperava vitória nessas áreas, foram zonas muito democratas. Aprendemos muito ontem à noite”, comentou.
A paralisação do governo completou 36 dias na terça-feira, tornando-se a mais longa da história do país. Trump voltou a responsabilizar os democratas no Congresso, comparando-os a “kamikazes” e afirmando que eles “não demonstraram qualquer interesse em reabrir o governo”.
Com informações de Gazeta do Povo