Home / Internacional / Trump corta ajuda financeira à Colômbia e chama presidente Gustavo Petro de “bandido”

Trump corta ajuda financeira à Colômbia e chama presidente Gustavo Petro de “bandido”

ocrente 1761175118
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (22.out.2025) a suspensão de toda a ajuda financeira destinada à Colômbia. Ao justificar a medida, o republicano classificou o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro, como “bandido” e “cara mau”.

“Ele é um bandido. Está fabricando muitas drogas”, afirmou Trump a jornalistas na Casa Branca. Segundo o mandatário, “fábricas de cocaína” operariam no território colombiano e a produção seguiria rumo aos Estados Unidos “geralmente pelo México”.

Durante a declaração, o presidente norte-americano fez ainda uma menção irônica à Universidade Columbia, de Nova York, dizendo ter “feito um acordo” com a instituição – referência ao entendimento anunciado em julho, quando a universidade concordou em pagar US$ 200 milhões para voltar a receber verbas federais após acusações de falhas no combate ao antissemitismo.

Críticas mútuas e operação antidrogas

No fim de semana anterior, Trump já havia chamado Petro de “traficante” depois de o colombiano criticar uma operação militar dos EUA no mar do Caribe contra embarcações suspeitas de transportar entorpecentes.

Nesta quarta-feira, o governo norte-americano informou ter realizado o oitavo bombardeio dessa operação. O alvo foi um barco no oceano Pacífico, nas proximidades da Colômbia, que resultou na morte de duas pessoas.

Trump sustentou que a decisão de congelar os repasses “passa a valer imediatamente” e alertou para o impacto das drogas colombianas no território norte-americano.

Com informações de Gazeta do Povo