Home / Internacional / Trump afirma que novo Conselho da Paz irá fiscalizar a ONU no futuro

Trump afirma que novo Conselho da Paz irá fiscalizar a ONU no futuro

ocrente 1771560266
Spread the love

Durante a primeira reunião do recém-criado Conselho da Paz, realizada nesta quinta-feira (19) em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o novo organismo passará a supervisionar a Organização das Nações Unidas (ONU) nos próximos anos.

“Um dia eu não estarei mais aqui. As Nações Unidas serão, acredito, muito mais fortes. O Conselho da Paz essencialmente supervisionará as Nações Unidas e garantirá seu bom funcionamento”, afirmou Trump no discurso de abertura.

O chefe da Casa Branca acrescentou que o Conselho terá a missão de reforçar a atuação multilateral da ONU, instituição que, na opinião dele, possui “tremendo potencial”, mas precisa de auxílio externo. “Vamos ajudá-los financeiramente e garantiremos que as Nações Unidas sejam viáveis”, declarou.

Ao criticar o desempenho da ONU em conflitos recentes, Trump disse que a entidade “não esteve à altura do desafio nas oito guerras” em andamento e revelou não ter consultado o organismo sobre nenhuma delas. O presidente prometeu conversar com o secretário-geral António Guterres após o encerramento do encontro.

Adesão e resistência

A reunião na capital norte-americana contou com líderes e representantes de mais de 40 países. Segundo Trump, a maioria dos convidados aceitou integrar o Conselho, composto majoritariamente por aliados dos Estados Unidos. Grandes potências e quase todos os países europeus, porém, demonstraram relutância em aderir.

“Alguns estão tentando ser espertos. Não funciona. Não dá para ser esperto comigo. Estão jogando um joguinho, mas todo mundo está aderindo: a maioria muito rapidamente”, declarou o presidente.

O Conselho da Paz foi lançado em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Desde então, de acordo com Trump, o grupo tem mantido cooperação direta com a ONU.

Com informações de Gazeta do Povo