O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, que manteve uma conversa telefônica com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Trump, o diálogo focou em comércio e sanções aplicadas por Washington a produtos brasileiros.
“Tivemos uma grande conversa. Falamos de comércio. Falamos de sanções, porque, como sabem, os sancionei em relação a certas coisas que aconteceram”, declarou o republicano durante coletiva de imprensa na Casa Branca.
Tarifa extra de 40%
Trump lembrou que o governo norte-americano impôs, anteriormente, uma sobretaxa de 40% sobre itens brasileiros, em resposta ao que chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Em novembro, por meio de ordem executiva, parte desse acréscimo foi retirada para produtos como carne bovina, vegetais, café e cacau.
Ligação partiu do Planalto
Mais cedo, o Palácio do Planalto informou que o telefonema começou por volta do meio-dia, durou cerca de 40 minutos e foi solicitado pelo governo brasileiro. De acordo com nota oficial, Lula agradeceu a suspensão parcial das tarifas e pediu avanço nas negociações para reduzir as taxas que ainda permanecem sobre outras mercadorias.
Trump classificou o contato como “muito bom” e elogiou o presidente brasileiro: “Ele é muito bom, gosto dele”.
Com informações de Gazeta do Povo