Home / Internacional / Trump reduz pena de George Santos e ordena libertação imediata

Trump reduz pena de George Santos e ordena libertação imediata

ocrente 1760748393
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta sexta-feira (17) a comutação da sentença do ex-deputado republicano George Santos, filho de brasileiros. Com a decisão, o ex-parlamentar deverá deixar a prisão em Nova Jersey imediatamente.

Santos havia se apresentado em 25 de julho para iniciar o cumprimento de uma pena de sete anos. Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que o ex-deputado “foi um tanto desonesto”, mas ressaltou que “há muitos desonestos em todo o país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão”.

Comparação com Blumenthal

Trump classificou o caso como “menos grave” que o do senador democrata Richard Blumenthal, que, segundo o presidente, declarou durante quase 20 anos ser veterano da Guerra do Vietnã sem jamais ter combatido. “Isso é muito pior do que o que George Santos fez”, escreveu.

Confinamento solitário

O presidente também afirmou que Santos tem permanecido em confinamento solitário por longos períodos e estaria sendo “terrivelmente maltratado”. “Acabei de assinar uma comutação, libertando George Santos da prisão, imediatamente. Boa sorte, George, tenha uma ótima vida!”, concluiu.

Histórico do processo

Em agosto de 2024, Santos se declarou culpado a duas acusações — roubo de identidade agravado e fraude eletrônica — para obter pena reduzida. Inicialmente, enfrentava 23 acusações, incluindo fraude, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, falso testemunho, conspiração contra o país e envio de informações falsas à Comissão Eleitoral Federal (FEC).

Em abril de 2025, a juíza federal Joanna Seybert negou o pedido de pena menor — dois anos — apresentado pela defesa, alegando falta de arrependimento por parte do ex-parlamentar, e manteve a sentença de sete anos.

Santos foi cassado pela Câmara dos Representantes em dezembro de 2023, após relatório do Comitê de Ética apontar uso de doações de campanha para despesas pessoais, como partidas em cassinos, compras em lojas de grife, aplicação de Botox e assinaturas no site OnlyFans.

Com a comutação assinada por Trump, George Santos deve deixar a prisão ainda nesta sexta-feira.

Com informações de Gazeta do Povo