Home / Internacional / Trump cogita deslocar segundo porta-aviões ao Oriente Médio para elevar pressão sobre o Irã

Trump cogita deslocar segundo porta-aviões ao Oriente Médio para elevar pressão sobre o Irã

ocrente 1770781807
Spread the love

Washington, 10 de fevereiro de 2026 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (10) que estuda despachar um novo grupo de ataque de porta-aviões para o Oriente Médio, medida destinada a aumentar a pressão sobre o Irã em meio às negociações por um novo acordo nuclear.

De acordo com declarações publicadas pelo site norte-americano Axios e pela emissora israelense Canal 12, Trump declarou que “há uma armada a caminho e outra pode ir também”. O republicano fez referência ao strike group do porta-aviões de propulsão nuclear USS Abraham Lincoln, deslocado no fim de janeiro para o Oceano Índico com cruzadores de mísseis guiados, destróieres, fragatas antissubmarino e navios de guerra antiaéreos.

“Ou chegaremos a um acordo ou teremos que fazer algo muito duro como da última vez”, disse o presidente, recordando o ataque conduzido pelos EUA em junho do ano passado contra instalações nucleares iranianas.

Trump retirou os Estados Unidos do pacto nuclear firmado em 2015 entre Teerã e seis potências em 2018, restabelecendo sanções ao país persa. Desde que reassumiu a Casa Branca, em janeiro do ano passado, o governo americano tenta convencer o Irã a aceitar um novo entendimento.

Na última sexta-feira (6), representantes de Washington e Teerã se reuniram em Omã. A expectativa de Trump é que uma segunda rodada de conversas ocorra na próxima semana.

Com informações de Gazeta do Povo