Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que o país pode ampliar suas ações contra o narcotráfico no Caribe, passando das operações navais para incursões em terra firme.
A declaração ocorreu durante cerimônia pelos 250 anos da Marinha norte-americana, realizada na Estação Naval de Norfolk, no estado da Virgínia. Diante de militares, Trump ressaltou que a ofensiva no mar tem sido, segundo ele, tão eficaz que “já não há barcos” transportando drogas na região. “Somos tão bons nisso que nem mesmo embarcações de pesca — ninguém quer entrar na água”, disse, arrancando risadas da plateia.
O comentário foi feito dois dias depois de as Forças Armadas dos EUA atacarem, na sexta-feira (3), uma embarcação que o Pentágono classificou como transportadora de “narcoterroristas” nas proximidades da costa venezuelana. Imagens divulgadas pelo governo mostram o barco envolto em fumaça e chamas após o bombardeio.
De acordo com a Casa Branca, as forças americanas destruíram pelo menos quatro embarcações usadas para o tráfico de drogas no Caribe nos últimos meses, o que, na avaliação de Washington, impediu que grandes carregamentos chegassem ao território dos Estados Unidos. Autoridades estimam que 21 pessoas morreram nessas ações.
Trump não detalhou prazos nem a possível extensão de eventuais operações terrestres, limitando-se a afirmar que o esforço de combate ao narcotráfico continuará “onde quer que seja necessário”.
Com informações de Gazeta do Povo