Washington (06.nov.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (6) que a carreira da deputada democrata Nancy Pelosi foi “terrível” e que o país “ganha” com a decisão dela de deixar a política.
Em coletiva no Salão Oval da Casa Branca, Trump declarou que Pelosi, de 85 anos, “foi um grande lastro” para os EUA e “fez um trabalho que custou caro em termos de danos e reputação”.
Horas antes, a ex-presidente da Câmara divulgou um vídeo nas redes sociais anunciando que não disputará a reeleição nas legislativas de 2026. Ela pretende encerrar o mandato em janeiro de 2027, concluindo quatro décadas no Congresso.
Quatro décadas no Legislativo
Eleita pela primeira vez em 1987 pelo distrito de San Francisco (Califórnia), Pelosi fez história em 2007 ao tornar-se a primeira mulher a presidir a Câmara dos Deputados. Ela retornou ao cargo em 2019, já no governo Trump.
A relação entre ambos foi marcada por confrontos públicos. Em janeiro de 2020, Pelosi rasgou uma cópia do discurso do Estado da União logo após a fala do presidente perante o Congresso. No dia 6 de janeiro de 2021, durante a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, a democrata foi um dos principais alvos dos manifestantes e precisou se abrigar no edifício.
Com a despedida prevista para 2027, Pelosi encerra uma das carreiras mais longevas e influentes da política norte-americana contemporânea.
Com informações de Gazeta do Povo