Home / Internacional / Trump celebra venda do TikTok a investidores norte-americanos e diz que app está nas mãos de “patriotas”

Trump celebra venda do TikTok a investidores norte-americanos e diz que app está nas mãos de “patriotas”

ocrente 1769178857
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) estar “muito feliz” por ter contribuído para “salvar” o TikTok, após a matriz chinesa ByteDance fechar um acordo de venda da plataforma a grupos norte-americanos.

Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump declarou que o aplicativo de vídeos curtos “agora será propriedade de um grupo de grandes patriotas e investidores americanos” e que continuará a ser “uma voz importante” nos Estados Unidos.

Pelos termos negociados com o governo norte-americano, o TikTok passará a operar no país por meio de uma nova entidade controlada majoritariamente por empresas dos EUA. Oracle, MGX, Silver Lake e a companhia de Michael Dell ficarão com mais de 80% do capital da nova empresa, segundo a ByteDance.

Desde 2019, o aplicativo vinha enfrentando tentativas de bloqueio por parte de congressistas, universidades, das Forças Armadas e da Casa Branca, em meio à disputa tecnológica e comercial entre Washington e Pequim. Entre as ações contra o serviço, houve ameaças de proibição total e até um apagão temporário de 14 horas.

Trump afirmou ainda que o TikTok “foi responsável”, entre outros fatores, por seu desempenho junto ao eleitorado jovem na eleição presidencial de 2024. O republicano disse esperar que “aqueles que usam e amam o TikTok” lembrem-se dele no futuro.

O presidente agradeceu aos integrantes de seu governo pelo resultado das negociações e fez menção ao líder chinês Xi Jinping. “Ele poderia ter tomado a decisão contrária, mas não o fez, e agradecemos por sua decisão”, escreveu.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o TikTok garantiu que a nova empresa sediada nos EUA operará sob “salvaguardas definidas” para proteger a segurança nacional. As medidas incluem proteção integral de dados, segurança de algoritmos, moderação de conteúdo e garantias de software para usuários norte-americanos.

Com informações de Gazeta do Povo