08/11/2025 – A diplomacia mundial vive nova escalada de tensões após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que seu país não participará da próxima cúpula do G20 na África do Sul. Segundo o mandatário, há “perseguição a brancos” no território sul-africano.
EUA: boicote, pressão interna e ações militares
Ao anunciar o boicote, Trump também informou a entrada de mais um país nos Acordos de Abraão – bloco que aproxima nações árabes de Israel – e confirmou o envio de aeronaves para reforçar a operação militar americana em El Salvador.
No plano doméstico, o presidente pressiona senadores para encerrar o shutdown do governo federal e prepara um “plano B” tarifário caso a Suprema Corte revogue a política comercial em vigor.
Turquia mira Netanyahu; complô iraniano é contido no México
Em Ancara, autoridades turcas expediram mandados de prisão contra o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e outras 36 pessoas, elevando a temperatura entre os dois países.
Já no México, serviços de inteligência frustraram um plano iraniano para assassinar a embaixadora de Israel na Cidade do México. O atentado foi desarticulado antes de qualquer ação violenta.
América Latina em movimento
Na Argentina, o presidente Javier Milei defendeu um “consenso do capitalismo” como estratégia para atrair investimentos externos. Na Espanha, uma operação policial prendeu 13 integrantes de um grupo criminoso que, segundo a Justiça, mantém vínculos com o regime de Nicolás Maduro, da Venezuela.
Em Budapeste, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, se reuniu com o deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro e classificou como “caça às bruxas” os processos judiciais movidos contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.
China exibe poder naval e enfrenta revés no espaço
Pequim botou ao mar o Fujian, seu porta-aviões mais avançado, ampliando a capacidade da marinha chinesa. No entanto, a celebração foi ofuscada por problemas no programa espacial: três astronautas ficaram temporariamente presos em órbita após possível colisão da nave com detritos espaciais.
Sul do Sudão e incidente em base militar nos EUA
No Sudão, ataques a comunidades cristãs agravam o que organizações humanitárias descrevem como a maior crise humanitária do planeta.
Nos Estados Unidos, pelo menos sete pessoas passaram mal em uma base militar utilizada por Trump depois da chegada de um pacote suspeito. As autoridades investigam a origem e o conteúdo da encomenda.
Com informações de Gazeta do Povo