Home / Internacional / Trump anuncia construção de encouraçados que levarão seu nome e adverte Maduro

Trump anuncia construção de encouraçados que levarão seu nome e adverte Maduro

ocrente 1766450974
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta segunda-feira (22), em sua residência no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, o início da construção de dois novos navios de guerra que integrarão a futura “classe Trump”. Durante o anúncio, o republicano voltou a ameaçar o líder venezuelano Nicolás Maduro: “Se ele quiser fazer alguma coisa, se jogar duro, será a última vez que conseguirá”.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Guerra, Pete Hegseth, e do conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado, Marco Rubio. Trump afirmou que as embarcações serão os primeiros modelos de uma “frota dourada”, descrita como cem vezes mais poderosa que a atual e composta, futuramente, por mais de 20 navios.

Segundo o presidente, os encouraçados — que receberão seu sobrenome — começarão a ser construídos imediatamente por empreiteiras sediadas na Flórida, em parceria com a Marinha norte-americana. Trump detalhou que os navios incluirão mísseis de última geração, armas hipersônicas, canhões eletromagnéticos, mísseis de cruzeiro e lasers avançados, além de serem “os maiores já construídos”.

O líder norte-americano criticou as empresas atualmente responsáveis pela construção de embarcações militares, alegando que “não estão fazendo um bom trabalho”, e frisou que o design será acompanhado de perto por ele próprio: “Sou uma pessoa muito ligada à estética”.

A nova ordem faz parte da estratégia do governo de revitalizar a indústria naval do país e ampliar a capacidade de produção militar, diante da preocupação com o avanço de potências como a China e da limitação de estaleiros domésticos.

Com informações de Gazeta do Povo