Home / Internacional / Trump ameaça Honduras após suspensão da apuração e diz que país tenta “mudar resultado”

Trump ameaça Honduras após suspensão da apuração e diz que país tenta “mudar resultado”

ocrente 1764687931
Spread the love

Washington, 2 dez. 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o governo de Honduras de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais e cobrou a retomada imediata da contagem de votos interrompida na noite de domingo (30).

Em declaração divulgada na rede Truth Social, Trump afirmou que o Conselho Nacional Eleitoral hondurenho (CNE) suspendeu a apuração quando cerca de 50% das urnas estavam processadas. Segundo ele, naquele momento o candidato de direita Nasry “Tito” Asfura, apoiado pela Casa Branca, liderava a disputa por aproximadamente 500 votos sobre Salvador Nasralla. A governista Rixi Moncada aparecia em terceiro lugar, com menos da metade da votação dos dois primeiros.

“Se Honduras realmente estiver tentando mudar o resultado, haverá consequências”, disse Trump, sem especificar quais medidas o governo norte-americano poderia adotar. O presidente insistiu que “centenas de milhares de hondurenhos precisam ter seus votos contados” e classificou a transparência como “essencial” para a legitimidade do pleito. “A democracia deve prevalecer”, concluiu.

Em resposta, a presidente do CNE, Ana Paola Hall, declarou no X (antigo Twitter) que a interrupção da Transmissão Preliminar dos Resultados Eleitorais (TREP) marca o início de uma “fase mais exaustiva” de verificação dos dados. “Devemos manter a calma, ter paciência e esperar que o CNE termine a contagem”, escreveu.

Outro membro do colegiado, a conselheira Cossette López Osorio, afirmou à CNN que a queda na divulgação ocorreu por “falha técnica” na plataforma eletrônica, descartando decisão deliberada do Conselho. Ela relatou ainda “pequenas falhas” em leitores biométricos no dia da votação, problemas que, segundo a conselheira, foram solucionados ao longo do processo.

Até o momento, o CNE não divulgou nova previsão para conclusão da apuração.

Com informações de Gazeta do Povo