Home / Internacional / Trump ameaça cortar ajuda a Honduras se conservador perder eleição e fala em indulto a ex-presidente

Trump ameaça cortar ajuda a Honduras se conservador perder eleição e fala em indulto a ex-presidente

ocrente 1764380215
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (28) que suspenderá a ajuda financeira a Honduras caso o conservador Nasry Tito Asfura, do Partido Nacional, não vença a eleição presidencial marcada para domingo (30).

Em publicações na rede Truth Social, Trump afirmou que Washington “deposita grande confiança” em Asfura. “Se Tito Asfura vencer a eleição presidencial de Honduras, nós o apoiaremos integralmente. Caso contrário, os Estados Unidos não desperdiçarão dinheiro, pois um líder inadequado só pode trazer resultados catastróficos para qualquer país”, escreveu.

No mesmo espaço, o republicano criticou os principais adversários do conservador — a esquerdista Rixi Moncada e o centrista Salvador Nasralla — e advertiu que, se um deles assumir o poder, o presidente venezuelano Nicolás Maduro e “narcoterroristas” poderiam expandir influência sobre a nação centro-americana. “O homem que defende a democracia e luta contra Maduro é Tito Asfura, o candidato presidencial do Partido Nacional”, disse.

Trump também prometeu conceder perdão presidencial “total e irrestrito” ao ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández (2014-2022). “Segundo muitas pessoas que respeito profundamente, ele foi tratado com extrema dureza e injustiça”, declarou.

Hernández foi extraditado para os Estados Unidos em 2022 e, no ano passado, condenado por um tribunal de Nova York a 45 anos de prisão por tráfico de drogas e acusações relacionadas a armas de fogo.

Com informações de Gazeta do Povo