NOVA YORK — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (29) que pretende bloquear recursos federais destinados à cidade de Nova York caso o democrata Zohran Mamdani, que se apresenta como “socialista democrata”, seja eleito prefeito em 5 de novembro.
Em mensagem publicada na rede Truth Social, Trump chamou Mamdani de “autoproclamado comunista” e afirmou que sua eventual vitória “será uma das melhores coisas que já aconteceram ao nosso grande Partido Republicano”.
“Ele precisará do meu dinheiro, como presidente, para cumprir todas as suas falsas promessas comunistas. Não receberá nada; então, para que votar nele?”, escreveu o presidente. Trump acrescentou que a ideologia defendida por Mamdani “falhou durante milhares de anos” e “falhará novamente”.
Disputa redefinida
A declaração veio um dia depois de o atual prefeito, Eric Adams, retirar a candidatura à reeleição como independente, alegando desempenho fraco nas pesquisas. Com a saída de Adams, a corrida passa a ter três nomes:
- Zohran Mamdani, líder nas sondagens após vencer de surpresa as primárias democratas em junho;
- Andrew Cuomo, que perdeu as primárias democratas e concorre agora como independente;
- O republicano Curtis Silwa.
Trump não detalhou quais programas ou montantes poderiam ser afetados, mas reiterou que Nova York “terá problemas com Washington como nenhum outro prefeito na história” caso Mamdani vença.
A eleição municipal está marcada para 5 de novembro, e os próximos debates devem intensificar a discussão sobre eventuais impactos financeiros da ameaça presidencial na maior cidade do país.
Com informações de Gazeta do Povo