O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (15) que a rodada de negociações comerciais entre Washington e Pequim, realizada em Madri, “correu muito bem” e deverá ser concluída “em breve”. Em mensagem publicada em sua rede social Truth Social, ele acrescentou que o encontro resultou em um entendimento relacionado a uma empresa “que os jovens do nosso país realmente queriam salvar”, em referência ao aplicativo de vídeos TikTok.
Mais tarde, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que representantes dos dois países chegaram a um acordo sobre uma “estrutura” que permitirá a continuidade das operações do TikTok em território norte-americano.
Trump informou ainda que conversará por telefone com o líder chinês Xi Jinping na próxima sexta-feira (19) e avaliou que a relação entre as duas nações “continua muito forte”.
A reunião na capital espanhola reuniu delegações dos dois governos desde o fim de semana, na quarta rodada de discussões voltadas a tarifas, controles de exportação e ao futuro do TikTok. O encontro acontece a dois dias do prazo para que a plataforma deixe de operar nos Estados Unidos, caso a controladora chinesa ByteDance não a venda.
Em agosto, Washington e Pequim prorrogaram a trégua tarifária, mantendo suspensas novas taxas até novembro e reduzindo tarifas já aplicadas para 30% sobre produtos chineses e 10% sobre bens norte-americanos.
No domingo (14), Trump havia dito que o destino do TikTok nos EUA dependia da China, mencionando a possibilidade de encerrar ou manter o aplicativo. Embora tenha criticado abertamente a plataforma durante seu primeiro mandato, o republicano passou a defendê-la como instrumento de comunicação com eleitores mais jovens.
Com informações de Gazeta do Povo