Home / Internacional / Trump admite possibilidade de ação militar contra a Venezuela e planeja novos bloqueios a petroleiros

Trump admite possibilidade de ação militar contra a Venezuela e planeja novos bloqueios a petroleiros

ocrente 1766151278
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista por telefone à NBC News, na quinta-feira (18), que uma intervenção armada na Venezuela não está fora de cogitação. As declarações foram feitas um dia antes da publicação da conversa, nesta sexta-feira (19).

Questionado sobre envolver forças americanas no país vizinho, o republicano respondeu: “Não descarto essa possibilidade, não”, evitando revelar detalhes sobre eventuais decisões militares.

Trump também adiantou que novas apreensões de navios-tanque estão a caminho. Segundo ele, embarcações que desobedecerem ordens de navegação impostas por Washington poderão ser retidas e encaminhadas a portos dos EUA. A medida sucede o “bloqueio total” determinado dias atrás contra qualquer petroleiro sujeito a sanções que entre ou saia do território venezuelano.

Sobre a permanência de Nicolás Maduro no poder, o presidente americano foi lacônico: “Ele sabe exatamente o que eu quero, sabe melhor do que ninguém”. Trump tem intensificado, há meses, a pressão sobre Caracas, incluindo um contingente militar considerado o maior já deslocado para a região.

A sinalização de que pode iniciar um conflito contrasta com a promessa de campanha feita no ano anterior, quando Trump disse que buscaria encerrar, e não iniciar, guerras em outras partes do mundo.

Isabella de Paula

Com informações de Gazeta do Povo