Home / Internacional / Trump acusa sabotagem tripla na ONU e aciona Serviço Secreto

Trump acusa sabotagem tripla na ONU e aciona Serviço Secreto

ocrente 1758757703
Spread the love

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (24) na rede Truth Social que foi alvo de uma “tripla sabotagem” durante sua participação na 79.ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na terça-feira (23). Segundo ele, falhas na escada rolante, no teleprompter e no sistema de som teriam sido provocadas deliberadamente. O Serviço Secreto dos EUA foi acionado para apurar o caso.

“Isso não foi coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam se envergonhar”, escreveu Trump.

Escada rolante parou de repente

O primeiro problema, relatou o republicano, ocorreu logo na chegada, quando ele e a primeira-dama Melania subiam uma escada rolante que teria parado subitamente. “É incrível que Melania e eu não tenhamos caído para a frente sobre as bordas afiadas desses degraus de aço”, disse.

Teleprompter apagado durante discurso

Já no plenário, o teleprompter da organização teria permanecido desligado. “Pensei: primeiro a escada rolante, agora o teleprompter. Que tipo de lugar é esse?”, afirmou. Trump contou que falou por cerca de 15 minutos sem o equipamento e comemorou a boa repercussão do pronunciamento.

Falha no som após a fala

O terceiro incidente teria ocorrido ao final do discurso, quando o áudio no auditório falhou, impossibilitando o uso dos fones de tradução simultânea. “Perguntei à Melania: ‘Como fui?’ E ela respondeu: ‘Não consegui ouvir uma palavra do que você disse’”, relatou.

Investigação em andamento

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a participação do Serviço Secreto nas investigações. “Se alguém na ONU intencionalmente parou a escada rolante quando o presidente e a primeira-dama estavam subindo, essa pessoa precisa ser demitida e investigada imediatamente”, publicou no X.

A Organização das Nações Unidas declarou que, até o momento, não há indícios de sabotagem e classificou os episódios como “incidentes técnicos”.

Trump informou que enviará uma carta ao secretário-geral da ONU exigindo uma investigação formal e a preservação das imagens de segurança da área próxima ao botão de emergência da escada.

Com informações de Gazeta do Povo