Home / Internacional / Trump acena com acordo e prevê exilados prontos para voltar a Cuba

Trump acena com acordo e prevê exilados prontos para voltar a Cuba

ocrente 1771336185
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17 de fevereiro de 2026) que Washington mantém conversas com Havana e que a comunidade cubano-americana “ficará feliz” quando puder regressar à ilha para se reunir com familiares.

Falando a jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse que o senador republicano Marco Rubio está engajado nas negociações. “Estamos conversando com Cuba neste momento, e eles deveriam chegar a um acordo, porque é… realmente uma ameaça humanitária”, declarou.

Cuba “em colapso”, diz Trump

O chefe da Casa Branca classificou Cuba como “nação falida” e lamentou a falta de combustível, citando aeronaves paradas nas pistas por ausência de querosene. Ele defendeu o bloqueio à chegada de petróleo à ilha: “Não deve entrar petróleo, não deve entrar dinheiro, não deve entrar nada”, afirmou, referindo-se às sanções impostas a países que fornecem combustíveis ao governo cubano.

Opção militar descartada por ora

Indagado sobre a possibilidade de uma intervenção semelhante à que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, Trump avaliou que a operação “não seria muito difícil”, mas ressaltou não acreditar que seja necessária.

Cenário de crise energética

Desde meados de 2024, Cuba enfrenta um grave desabastecimento de energia, problema que se agravou em janeiro, após novas restrições ao petróleo venezuelano determinadas por Washington. Os cortes frequentes de luz e a falta de combustível paralisam serviços essenciais, como a coleta de lixo.

Trump assegurou estar “muito interessado” no bem-estar dos cubanos que, segundo ele, foram “maltratados” pelo regime dos irmãos Castro e pelas atuais autoridades da ilha. “Veremos como tudo vai acabar, mas estamos conversando com Cuba”, concluiu.

Com informações de Gazeta do Povo