Home / Internacional / Trump impõe prazo de 10 dias para definir acordo ou ofensiva contra o Irã

Trump impõe prazo de 10 dias para definir acordo ou ofensiva contra o Irã

ocrente 1771535988
Spread the love

Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (19) que o mundo saberá “nos próximos dez dias” se Washington fechará um acordo com o Irã ou avançará para uma ação militar contra o regime islâmico.

O anúncio foi feito durante a primeira reunião do Conselho da Paz, realizada no Donald J. Trump Institute of Peace, na capital americana. “Talvez tenhamos de dar um passo adiante, ou talvez não. Talvez cheguemos a um acordo. Você provavelmente descobrirá nos próximos dez dias”, declarou.

Trump reforçou que qualquer entendimento com Teerã precisa ser “significativo” e voltou a dizer que “o Irã não pode ter uma arma nuclear”. Segundo o presidente, as conversas mantidas nos últimos dias com representantes iranianos “foram muito boas”, embora ele reconheça a dificuldade histórica em negociar o programa nuclear do país persa.

Avaliação militar em curso

De acordo com reportagens da CNN e do jornal The New York Times, o governo americano analisa cenários militares caso as tratativas fracassem. Fontes ouvidas pelos veículos indicam que as Forças Armadas já estariam prontas para agir, apesar de Trump não ter tomado uma decisão final.

A Casa Branca intensificou a presença militar no Oriente Médio nas últimas semanas. O porta-aviões USS Abraham Lincoln opera na região desde janeiro, e o USS Gerald Ford, considerado o maior do mundo, foi deslocado do Caribe para o mesmo teatro de operações. A empresa de inteligência aberta OSINTDefender informou ainda que aeronaves de reabastecimento e comunicação foram transferidas de bases nos EUA para instalações na Europa.

O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o reforço militar visa proteger tropas americanas de possíveis ataques iranianos e aumentar a pressão nas negociações. Já o vice-presidente J.D. Vance disse que Teerã não demonstrou disposição para atender às “linhas vermelhas” traçadas por Washington.

Negociadores elogiados

Trump elogiou o enviado especial Steve Witkoff e seu genro, Jared Kushner, que se reuniram na Suíça com autoridades iranianas. “Eles têm uma boa relação com os representantes do Irã. Boas conversas estão sendo realizadas”, comentou o presidente.

Sem revelar detalhes das tratativas, Trump concluiu que a definição sobre acordo ou confronto deverá ocorrer até o fim de fevereiro.

Com informações de Gazeta do Povo