Home / Internacional / Tribunal de apelações dos EUA suspende ordem de desativação do centro Alligator Alcatraz

Tribunal de apelações dos EUA suspende ordem de desativação do centro Alligator Alcatraz

ocrente 1757023912
Spread the love

Miami (04.set.2025) – A Corte de Apelações do 11º Circuito dos Estados Unidos suspendeu nesta quinta-feira (4) a decisão que obrigava o desmonte do centro de detenção de imigrantes ilegais Alligator Alcatraz, na Flórida, até o fim de outubro. A medida representa um triunfo para o governo estadual e para o presidente Donald Trump.

O tribunal atendeu ao pedido do governo federal e do Estado da Flórida para barrar a determinação da juíza Kathleen Williams, da Corte Distrital do Sul da Flórida. Em 21 de agosto, Williams havia fixado prazo de dois meses para encerrar as atividades do local, inaugurado em 3 de julho em área pantanosa dos Everglades, e proibiu a admissão de novos detidos.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Ron DeSantis celebrou a decisão: “Alligator Alcatraz está, de fato, como sempre dissemos, aberto”. O republicano classificou Williams como “juíza esquerdista” por ter sido indicada pelo ex-presidente Barack Obama e afirmou que a suspensão impede a magistrada de prosseguir no caso até o fim da apelação.

A ordem da corte frustra as organizações ambientais Friends of The Everglades e Center for Biological Diversity, além da tribo indígena Miccosukee, que ajuizaram a ação para fechar o centro. Desde agosto, os grupos declaravam estar preparados para recorrer até a Suprema Corte.

O revés judicial ocorreu dois dias após DeSantis propor outro centro de detenção, o “Panhandle Pokey”, no noroeste da Flórida. Na semana passada, o diretor estadual de Gestão de Emergências, Kevin Guthrie, sinalizou que Alligator Alcatraz em breve poderia ficar sem detidos.

O complexo tornou-se símbolo da política migratória de Donald Trump, que visitou o local em 1º de julho. A estimativa é de que a estrutura comporte até 5 mil imigrantes ilegais. Em agosto, o número de pessoas sob custódia do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) chegou a 61.226, quase o dobro do registrado no início do governo Trump.

“É uma vitória para a Flórida e para a agenda do presidente Trump!”, declarou nas redes sociais o procurador-geral do estado, James Uthmeier.

Com informações de Gazeta do Povo