Uma comemoração de aniversário infantil terminou em tragédia na noite de sábado (29) em Stockton, no estado norte-americano da Califórnia. Um homem abriu fogo contra os participantes da festa, matando quatro pessoas e ferindo outras dez, informou o Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin.
Ao todo, 14 pessoas foram baleadas. Entre as vítimas há adultos e crianças, segundo as autoridades locais. O suspeito, identificado apenas como um homem, conseguiu fugir e ainda não foi localizado.
De acordo com um porta-voz do xerife, evidências iniciais indicam que o ataque pode ter sido premeditado. O motivo segue desconhecido. O FBI passou a colaborar com a investigação.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre o caso e determinou que o Gabinete de Serviços de Emergência do estado atuasse em conjunto com as forças de segurança locais.
“Este é o fim de semana do Dia de Ação de Graças. É quando as famílias se reúnem para celebrar, compartilhar lembranças e demonstrar amor umas às outras. Infelizmente, esta noite, o céu está um pouco maior com as crianças e os adultos que não conseguiram chegar até aqui”, declarou a prefeita de Stockton, Christina Fugazi, durante coletiva de imprensa.
Casos de violência armada em locais públicos e privados têm se tornado mais frequentes nos Estados Unidos. Segundo a organização Gun Violence Archive, pelo menos 380 tiroteios em massa — definidos como aqueles com mais de quatro mortes — foram registrados no país neste ano.
Com informações de Gazeta do Povo